Jovens perdidos

Costumo dizer que desde o momento em que nascemos, tudo o que fizermos trará consequências ao nosso futuro. Parece-nos algo óbvio, claro. A verdade é que nós, jovens, muitas vezes só pensamos que as atitudes que trarão consequências no futuro serão realizadas numa idade adulta. Desengane-se quem assim pensa. Desde muito cedo que somos obrigados a fazer escolhas: após o 9º ano escolar, um jovem de 14 anos é obrigado a decidir uma área por onde enveredar. A decisão que for aí tomada terá sempre consequências para o futuro desta criança. Será que com 14 anos existe maturidade suficiente para se decidir se se quer trabalhar num Banco, se ser médico, ou carpinteiro? A resposta parece-me negativa. De outro modo porque haveriam tantos jovens no ensino secundário a mudar de área constantemente? Porque será que muitos no seu ano terminal ainda têm dúvidas acerca do que querem ser “ amanhã”?

Até ao 9º ano, a profissão que passa pela cabeça da maior parte dos estudantes é professor, uma vez que é a profissão com que lidam directamente no seu dia a dia. Muitos de nós nem fazíamos ideia de que existiam técnicos disto e daquilo. O que quero com isto dizer é que decidimos numa altura da nossa vida em que o Mundo nos é ainda demasiado pequeno e por vezes o que escolhemos não é o que realmente queremos e assim, o nosso futuro profissional não será feliz, uma vez que não fizemos escolhas acertadas.

Todos os estudantes deveriam ter apoio redobrado quando se trata de decisões futuras, o apoio que nos é fornecido pelas escolas não é suficiente. É o futuro de um jovem, que um dia será adulto que está em jogo. Trabalhadores satisfeitos, realizados e felizes com o seu trabalho e com a sua escolha profissional são os que levarão o país à frente apresentando novas propostas e ideias. Quem trabalha num local onde não lhe diz nada, limita-se a realizar o seu trabalho e apenas isso.

Por isso, toca a ajudar os jovens de hoje pois amanhã o futuro será deles.

Para visualizar em 3D: Jovens perdidos

Vanessa Silva

23/05/2010

Uma resposta to “Jovens perdidos”

  1. leonor Says:

    Há tantos talentos, tantas capacidades que muitas vezes se perdem por falta de oportunidades na altura certa. Leva-nos a reflectir sobre o ensino que hoje temos e se o mesmo está a acompanhar as mudanças inevitáveis que vão decorrendo na vida, na História, na sociedade. A escola reflecte a sociedade que temos, não podemos evitar olhar de frente essa realidade e construir, criar, questionar, investigar, pensar, enfim… estar em movimento.
    Não adormecer. Acreditar. Sonhar.

Deixe um comentário